ZigurFest 2021
Já só falta uma semana para assentarmos arraiais em Lamego e fazermos da cidade um grande palco - tal e qual como manda a nossa (quase) tradição.
De 25 a 28 de Agosto, a cidade recebe mais de 20 concertos, instalações e performances que se vão dividir entre o Teatro Ribeiro Conceição, o Castelo de Lamego, o Museu de Lamego, a Casa do Artista e o Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos.
Yakuza, Luís Pestana, Don Pie Pie, Boris Chimp 504, Lantana são alguns dos nomes convocados para esta edição. Juntam-se ainda Folclore Impressionista, Medusa Unit e Afta 3000 + Lyfe + Wugori em apresentação de concertos criados propositadamente para o festival.
Também confirmados estão os workshops de Marta Viana (O Corpo em Movimento) e Manuel Molarinho (Uso criativo de pedais de efeitos e loops) no Núcleo Arqueológico, ambos com inscrição gratuita.
Já a Casa do Artista irá receber uma exposição de Francisca Sousa, a performance POP-UP, de Dally Schwarz (25 de Agosto) e os 10 vídeos que compõem a Janela (com curadoria de Nuno Veiga, patente até dia 28 de Agosto).
Já o Museu de Lamego será palco para várias iniciativas: a exposição da residente ZONA Mariana Simão, a instalação sonora de Francisco Oliveira (residente do Som e Espaço) e também para o Serviço Educativo do festival, que ali decorrerá nos dias 26 e 27 de Agosto.
Por fim, porque queremos continuar a fazer deste um festival de encontros, parcerias e colaborações, abrimos também espaço ao diálogo público. O programa de Conversas Abertas, a realizar no Museu de Lamego a 25 e 28 de Agosto, terá como temas “Tornar visível o invisível - o processo criativo na arte” e “Visão interior: o desenvolvimento de públicos fora dos grandes centros urbanos”. A participar nestas conversas, que têm parceria do Jornal do Centro, estarão os músicos Ricardo Jacinto ou Francisco Oliveira, bem como os programadores Sandra Oliveira (Jardins Efémeros) e Luís André Sá (Festival Planalto), entre outros.
O arranque oficial do festival está marcado para as 15:00 de dia 25 de Agosto.
As entradas para todas as iniciativas são gratuitas, mas deverão marcar os vossos lugares antecipadamente.
Press Release